Você é uma pessoa preocupada com a estética de seu sorriso?
Os constantes sorrisos brancos de comerciais de TV e artistas fazem com que diversas pessoas comecem a reparar mais na coloração dos seus próprios dentes e aumente o desejo de ter um sorriso como aquele. Por isso, muitos pacientes acabam procurando o odontologista para solucionar problemas de alinhamento e cor dos seus dentes. Você é uma pessoa preocupada com a estética? O post a seguir fala sobre esse assunto e esclarece o que é um sorriso saudável.
Qual é o poder de um sorriso na vida pessoal?
Sorrir é um gesto simples e tem um impacto positivo na vivência das pessoas. Vida agitada e a rotina desgastante muitas vezes faz as pessoas se fecharem e transformam o sorriso em algo esporádico – porém necessário. Por isso, abrir um sorriso consegue causar empatia e demonstrar receptividade. Além disso, pesquisas já apontaram que quando você sorri, são liberados os hormônios de serotonina e endorfina, responsáveis por gerar sensação de prazer e bem-estar. E ainda, eles são capazes de ativar o sistema imunológico, que aumenta seu grau de disposição.
Um sorriso saudável está além da estética
A estética não é único fator levado em consideração para um sorriso saudável. A função é outra característica muito importante. De nada adianta ter dentes claros, alinhados e bonitos se a função deles não estiver balanceada, se não houver uma perfeita ‘engrenagem’ entre as arcadas dentárias. Para ajudar nessa tarefa de ter um sorriso saudável, o odontologista possui um papel fundamental. Orienta-se para que o paciente não busque apenas a estética, mas se preocupe com a saúde como um todo.
Veja dicas de cuidados para alcançar um sorriso ideal!
A principal recomendação é manter consultas ao dentista a cada 6 meses, pelo menos. Escovar os dentes a cada refeição, fazer uso de fio dental e todos os demais produtos que levam a uma higienização efetiva. Além disso, é importante ficar atento a alimentação e optar por produtos mais saudáveis e uma dieta equilibrada, livre de açúcares causadores de cáries. Os pacientes devem evitar ingerirem em excesso substâncias que possam manchar os dentes, como os alimentos ricos em corantes.